Regras do xadrez : Mundopositivo

Xadrez

Regras do xadrez

Objetivo do jogo

O xadrez é um jogo por turnos para 2 jogadores que desenvolve-se sobre um tabuleiro de 8 por 8 quadrados, também chamados casas. No total são 64 casas que se alternam entre claras e escuras.

Cada lado se distingue por cor (peças brancas e pretas) e tem 16 peças que são distribuídas da seguinte forma:

Peças do xadrez. Image GNU General Public License. Wikipedia.org
  • 1 rei
  • 1 rainha ou dama
  • 2 bispos
  • 2 cavalos
  • 2 torres
  • 8 peões

O objetivo do jogo é atacar e afogar o rei do adversário até que ele não tenha como escapar, essa jogada é chamada de xeque-mate.

Movimentos do xadrez

Cada peça se movimenta de maneira diferente:

O rei

Movimento do rei Image GNU General Public License. Wikipedia.org

O rei pode mover-se em todas as direções (horizontal, vertical e diagonal) somente uma casa de cada vez.

A rainha

Movimento da rainha. Image GNU General Public License. Wikipedia.org

A rainha move-se ao longo da horizontal, vertical e diagonais mas não pode pular outras peças.

O bispo

Movimento do bispo. Image GNU General Public License. Wikipedia.org

O bispo move-se ao longo da diagonal. Não pode pular outras peças.

O cavalo

movimento do cavalo.Image GNU General Public License. Wikipedia.org

É a única peça que pode pular as outras. O movimento do cavalo é em forma de “L”, quer dizer, duas casas em sentido horizontal e mais uma na vertical ou vice-versa.

A torre

Movimento da torre. Image GNU General Public License. Wikipedia.org

A torre movimenta-se pela vertical ou horizontal, mas não pode pular outras peças.

O peão

Movimento do peão. Image GNU General Public License. Wikipedia.org

O peão movimenta-se apenas uma casa para frente e somente captura outras peças na diagonal. Opcionalmente, cada peão pode avançar duas casas no seu primeiro movimento do jogo.


Movimentos especiais

Roque

O roque é um movimento de defesa especial em que pode-se mover o rei e a torre do mesmo jogador ao mesmo tempo. Para realizar este movimento deve-se seguir as seguintes condições:

  • Nem o rei nem a torre podem ter sido movidos antes de rocar.
  • Não há nenhuma peça entre o rei e a torre.
  • O rei não está em xeque e as casas por onde passará não devem estar atacadas pelo adversário (as casas laterais em direção à torre).

Diagrama do roque. Image GNU General Public License. Wikipedia.org

Promoção do peão

Se o peão chegar até a última fila, o jogador poderá trocá-lo por qualquer peça que desejar, exceto pelo rei ou por outro peão.

Captura do peão

Se um peão contrário se deslocar 2 casas (seu primeiro movimento) e ficar ao lado de um dos seus peões, você poderá capturá-lo movendo o seu peão uma casa na diagonal.

captura do peão. commons.wikimedia.org. Creative Commons Attribution ShareAlike 2.5

Como jogar o xadrez

Antes de começar o jogo, o sistema sorteia automaticamente a cor das peças de cada jogador (as cores vão alternando em cada partida). Sempre começam a jogar as brancas.

Cada jogador, na sua vez, tem um tempo máximo definido nas opções de mesa para mover uma peça. Se o tempo acabar antes, o sistema moverá uma peça pelo jogador.

Xeque e xeque-mate

O rei estará em xeque quando for atacado por uma ou várias peças do adversário. O xeque deve ser evitado imediatamente movimentando o rei ou qualquer outra peça. Se não for possível sair do xeque, se produzirá o xeque-mate e o jogador perderá a partida.

Não é possível realizar uma jogada que coloque seu próprio rei em xeque.

Empate

Clique no botão pate para solicitar ao seu adversário o final da partida por empate. Só é possível solicitar “pate” depois de um certo número de jogadas.

O sistema estabelecerá empate automaticamente:

  • Se forem feitos 50 movimentos entre ambos os jogadores sem mover um peão ou capturar uma peça.
  • Se um jogador está “afogado”, quer dizer, não pode mover nenhuma peça e o rei não está em xeque.
  • Se no tabuleiro somente ficam as seguintes peças:
    • Rei contra rei.
    • Rei e cavalo contra rei.
    • Rei e bispo contra rei.
    • Rei e bispo contra rei e bispo.
    • Rei e 2 cavalos contra rei.
    • Rei e cavalo contra rei e cavalo.
    • Rei e bispo contra rei e cavalo.

Controles

Para mover uma peça, clique sobre ela e arraste até a casa desejada. Se a jogada for correta, a casa aparecerá sombreada. Ao soltar a peça em uma posição não válida, ela voltará automaticamente à posição de início.

Modificar o ponto de vista

Clique sobre o tabuleiro e mova o cursor para mover a câmera e colocar o ponto de vista que mais lhe agrade.

Clique no botão vista para mudar o ponto de vista do jogo (normal, livre ou esquemático).

Opções de mesa

Tempo de jogada
Indica o tempo que o jogador tem para jogar. Se o tempo se esgota, a jogada é feita pelo sistema. Veja também: Jogo em modo automático
Monitorar a atividade dos jogadores
Recomendamos usar essa opção para promover um jogo limpo. Se for detectada uma atividade anormal por parte de algum jogador, seu adversário terá a opção de anular a partida (por exemplo, se um jogador abandonar o jogo).
Ajuda visual
Opção recomendada para usuários que se iniciam no xadrez e querem aprender os movimentos das peças.
Partida relâmpago. Minutos por jogador (5-20 minutos)

Ative a opção de partida rápida. Se um jogador esgotar o tempo indicado, perderá a partida.

Se há lag, o tempo pode sincronizar-se ao mudar de turno e pode aumentar em vários segundos (dependendo do lag).

Partidas relâmpagos. Segundos de bonificação por jogada (1-5 segundos)
Nas partidas relâmpago, é possível somar os segundos indicados cada vez que uma peça é movida.

Ranking por pontos

Para participar do ranking deste jogo, é necessário estar cadastrado e ter fichas suficientes para cobrir as apostas.

Para ganhar pontos, as partidas devem ser competitivas (indicadas com uma luva de boxe ou umas espadas). Não se marca pontos se 2 jogadores da mesa compartilham o mesmo IP.

A tabela de pontos deste jogo é baseada no sistema Elo, que determina a força relativa de um jogador. Ao ganhar, empatar ou perder uma partida, os pontos dependerão do número de pontos do adversário. Um máximo de 30 pontos é somado ou subtraído.

Exemplo 1: se ambos jogadores têm os mesmos pontos, o ganhador soma 15 pontos e são subtraídos 15 do perdedor.

Exemplo 2: se um jogador com 2000 pontos ganha de outro com 1000, não há modificações na tabela de pontos. Do contrário, se vencesse o segundo jogador, somaria 30 pontos (e o adversário perderia 30)

Se um jogador abandonar ou se render, perderá a partida. Se abandonar, pode ser penalizado com 20 pontos. Em qualquer caso, o adversário terá a vitória se mais de 10 movimentos foram feitos.

Ranking Elo mensal

Todos os meses, inicia-se um novo ranking Elo a partir de 1000 pontos para cada jogador, independentemente dos pontos em geral. Quer dizer, um jogador pode ganhar 1 ponto no seu Elo geral (histórico) e 30 no seu Elo mensal.

Ranking geral

Determina-se por pontos Elo acumulados desde que o jogador começou a jogar.

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