Regras do Poker
- Introdução ao Draw Poker
- Objetivo do jogo
- Valor das jogadas
- Como jogar o poker
- Controles
- Opções de mesa
- Rankings por pontos
Introdução ao Draw Poker
O “draw poker” (poker fechado) é um jogo clássico de 5 cartas do qual derivam todas as outras variantes. Ao contrário do Poker Texas Hold’em, nenhuma carta sobre a mesa é descoberta, joga-se com as 5 cartas que tiver cada jogador.
Uma partida se divide em 2 etapas principais, a distribuição e o descarte, depois cada um faz uma rodada de apostas.
Objetivo do jogo
O principal objetivo do jogo de poker é apostar. As duas ocasiões para apostar ocorrem depois da distribuição e o descarte. Ganha a partida o jogador que tiver a combinação de maior valor.
No caso de empate, ganhará a jogada quem tiver as cartas mais altas (sendo o Ás a carta de maior valor). No caso de ter exatamente as mesmas cartas, ganhará o jogador mais próximo ao mão (o que começou a rodada).
Também é possével ganhar se os demais adversários se retirarem.
Valor das jogadas
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Sequência Real: 5 cartas seguidas do mesmo naipe do 10 ao Ás.
Probabilidade: 1 entre 649.739 (1ª mão e sem curingas). - Repoker: 4 cartas iguais mais o curinga. Esta combinação só é possível se joga-se com o curinga.
-
Sequência de cor: 5 cartas seguidas do mesmo naipe. O Ás pode formar uma sequência com o Rei e com o 2 (a carta de menor valor).
Probabilidade: 1 em 72.192.Exemplo: a seguinte sequência é válida A♦ 2♦ 3♦ 4♦ 5♦. Se alguma carta foi eliminada, por exemplo, joga-se a partir do 6, a seguinte combinação também é válida A♦ 6♦ 7♦ 8♦ 9♦
-
Poker: 4 cartas iguais.
Probabilidade: 1 em 4.164. -
Full: 3 cartas iguais mais outras 2 iguais. Isto significa, um trio e um par. Em caso de empate, ganha o que tem o trio mais alto.
Probabilidade: 1 em 693. -
Cor: 5 cartas do mesmo naipe.
Probabilidade: 1 em 507. -
Sequência: Igual a sequência de cor mas não é necessário que as 5 cartas sejam do mesmo naipe.
Probabilidade: 1 em 254. -
Trio: 3 cartas iguais.
Probabilidade: 1 em 46. -
Dois pares: Dois pares de cartas iguais. A jogada formada por 8♠ 8♣ A♠ A♣ é chamada de “a mão do homem morto”.
Probabilidade: 1 em 20. -
Par: Um par de cartas iguais.
Probabilidade: 1 em aproximadamente 2 -
Carta mais alta: O Ás é a carta mais alta.
Como jogar o poker
Antes de começar a rodada todos os jogadores fazem a aposta inicial (pingo) ao pote de maneira automática (indicada nas opções de mesa). A partida começa distribuindo-se 5 cartas para cada um.
A rodada começa com o “mão”. Este tem a opção de abrir a aposta com o botão Vou com... ou se deseja, passa a vez ao jogador da sua esquerda clicando em Passo. Uma vez aberta a aposta, o seguinte jogador, no seu turno pode igualar ou aumentar ou também pode abandonar o jogo.
O processo se repete para cada jogador até que todos os jogadores que não abandonem o jogo tenham as apostas igualadas.
Quando esta fase terminar, começará o descarte. Cada jogador pode desfazer-se das cartas que quiser ou continuar sem descartar (estar ’servido’). Em seguida, inicia-se uma nova rodada de apostas da mesma forma que a anterior.
A partida finalizará quando, novamente, todas as apostas foram igualadas e as cartas mostradas. O jogador que tiver a jogada de maior valor ganhará. Também é possível ganhar se os demais jogadores se retirarem da jogada.
Controles
Clique nos diferentes botões na tela para selecionar o quer fazer: Cubro, Passo, Vou com..., etc.
Para adicionar fichas durante uma aposta, clique sobre qualquer uma das suas fichas. Para confirmar a aposta clique em Aceitar. Se quiser cancelar clique em Cancelar e voltará ao estado anterior.
Para descartar, clique nas cartas que quiser mudar e clique no botão Descarte.
Para ordenar as cartas clique sobre uma delas e arraste-a entre as demais.
Opções de mesa
Com JOKER (curinga)
Esta opção adiciona o curinga ao baralho. O curinga pode representar qualquer carta para fazer uma combinação.
Carta menor em jogo (2-6)
Determina a carta de menor valor que aparecerá no jogo. Se o ’2’ é escolhido, joga-se com todo o baralho. Se o ’6’ é indicado, são eliminados o 2, 3, 4 e 5.
Rodadas por jogo (1-10)
Determina o número de rodadas por partida.
Mínimo de fichas para sentar-se
É necessário que você tenha essa quantidade de fichas para jogar em uma mesa. Este valor depende das rodadas a serem jogadas, do pingo e da aposta máxima.
Para passar à seguinte rodada, todos os jogadores devem dispor de suficientes fichas, caso contrário, os jogadores que não puderem continuar, são expulsos da mesa.
Aposta máxima
Espicifica o número máximo de fichas que pode-se apostar em um turno. Logicamente, este valor nunca pode ser inferior à aposta mínima.
Pingo (pote) e aposta mínima
A aposta inicial (pingo) é a primeira aposta obrigatória que faz cada jogador antes de que as cartas sejam distribuídas. Também indica o número mínimo de fichas para poder fazer uma aposta.
Ranking por pontos
Para participar do ranking deste jogo, é necessário estar cadastrado e ter fichas suficientes para cobrir as apostas.
Para ganhar pontos, as partidas devem ser competitivas (indicadas com uma luva de boxe ou umas espadas). Não se marca pontos se 2 jogadores da mesa compartilham o mesmo IP.
Se em uma mesa se apostam fichas de jogo, você deverá ter suficientes fichas para cobrir a aposta. O ganhador da partida ganha os pontos XP e as fichas apostadas (a banca recebe 5% do pote).
Os pontos ganhos dependem das fichas ganhas e do número de jogadores.
Fichas ganhas | Pontos |
---|---|
1-1000 | 5 pontos |
1001-5000 | 10 pontos |
5001-25000 | 15 pontos |
25001-50000 | 20 pontos |
50001-100000 | 25 pontos |
100001-200000 | 30 pontos |
200001-400000 | 35 pontos |
400001-600000 | 40 pontos |
600001-1000000 | 45 pontos |
1000001-2500000 | 50 pontos |
2500001-5000000 | 55 pontos |
+5000001 | 60 pontos |
Aposta inicial. | Pontos extra |
---|---|
2 jogadores | +8 pontos |
3 jogadores | +12 pontos |
4 jogadores | +16 pontos |
5 jogadores | +20 pontos |
Além disso, todos os jogadores ganham 2 pontos extra em cada rodada em que tenham feito uma aposta.
Se um jogador abandonar a partida, simplesmente perderá as fichas que havia apostado (não há penalização). No caso de desconexão geral durante uma partida, as fichas serão devolvidas aos jogadores nos dias posteriores.