Regras do Tute : Mundopositivo

Tute

Regras do Tute

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Introdução ao Tute

O tute é um jogo de cartas de 2 a 4 jogadores e é um dos mais populares com o baralho espanhol. É de origem italiana e vem da palavra italiana tutti.

Objetivo do jogo

Uma partida é disputada com um determinado número de rodadas ou jogos decididos previamente. O primeiro que ganha a rodada, vence a partida (por padrão, uma partida é uma rodada).

Valor das cartas (do maior para o menor)

O valor das cartas é igual que na Brisca:

  • Ás: 11 pontos
  • Três: 10 pontos
  • Rei: 4 pontos
  • Cavalo: 3 pontos
  • Sota: 2 pontos
  • Sete, Seis, Cinco, Quatro, Dois: 0 pontos

As cartas que não têm valor algum em pontos são chamadas de cartas brancas.

Como jogar o tute

Ao princípio da partida, decide-se por sorteio automático o jogador mão, isto é, o que começa a jogar. Na seguinte rodada (se houver) começará o jogador situado à direita do atual.

O número de cartas que será distribuído depende do número de jogadores:

  • 2 jogadores: 8 cartas (16 cartas mais 24 do monte)
  • 3 jogadores: 12 cartas (baralho de 36 cartas. Todos os 2 são descartados)
  • 4 jogadores: 10 cartas (baralho completo de 40 cartas)

Após a distribuição, a última carta é a que marcará o trunfo ou a vira. As cartas que sobraram (modo 2 jogadores) serão deixadas na mesa para serem compradas.

Desenvolvimento da partida

Começa o jogador que é o mão descartando qualquer uma das suas cartas. Os outros devem jogar uma das suas em função da primeira. O grupo de cartas jogadas é chamado de vaza.

O seguinte jogador está obrigado a descartar...

  1. ...uma carta do mesmo naipe que a do início e de maior valor das que estiverem na mesa, se tiver.
  2. ...uma carta do mesmo naipe que a do iníco da partida e com um valor menor, se tiver.
  3. ...uma carta do naipe do trunfo de valor superior a qualquer outra jogada por outro jogador.
  4. ...qualquer outra carta sendo trunfo ou não.

Observação: Se um jogador descarta um trunfo, o seguinte deve jogar qualquer carta do naipe do início do jogo.

Observação 2: Chama-se popularmente “arrastar” quando a carta de início é um trunfo.

Ganha a vaza o jogador que colocar o trunfo de valor mais alto ou se não houver trunfos a carta do naipe de início (a primeira que é descartada) de valor mais alto.

Este jogador recolhe a vaza, isto significa que recolhe as cartas descartadas pelo resto dos jogadores nessa mão, e as guarda até o final da rodada.

O jogador que ganhar a vaza começará jogando na seguinte mão. Também terá direito a cantar nesse momento. Se for em duplas, o companheiro deverá cantar, senão perderá a oportunidade.

Fim da rodada e contagem de pontos

A rodada finalizará quando todos os jogadores ficarem sem cartas. O jogador que conseguir a última vaza de uma rodada ganhará 10 pontos adicionais, chamados “dez de últimas”.

Vence a rodada o jogador com mais pontos (somando o valor das cartas conseguidas).

Em cada rodada há 120 pontos (30 por naipe). Deve-se adicionar os 10 pontos da última vaza que resulta em um total de 130 pontos por partida.

O resto de pontos dependerão de que se algum jogador cantar ou não. Podem alcançar 100, que é o máximo. Pode-se cantar 3 vezes de 20 pontos e uma vez de 40 pontos.

Fim de jogo

O jogador que ganha todas as rodadas, vence a partida.

Cantes

Um cante é quando um jogador diz o que tem nas mãos o cavalo e o rei do mesmo naipe (também chamado “recibo”). Valem 40 pontos quando são do mesmo naipe do trunfo (as 40) e 20 pontos quando são de naipes diferentes do trunfo (20 em ouros, espadas, paus e copas).

O jogador poderá cantar “tute” se tiver os 4 reis e os 4 cavalos e ganhará o jogo imediatamente.

Observação: a opção de mesa “permitir cantar tute” deve estar ativada

  • O jogador deve cantar logo após ganhar a primeira vaza, senão perde a oportunidade de cantar. Se o jogador pode cantar mais de uma vez, deve cantar en las vazas sucessivas.
    • Em duplas, o jogador deve cantar se o companheiro ganhar a primeira vaza, senão perde a oportunidade. O mesmo se aplica para cantar nas vezes seguintes.
  • É obrigatório cantar as 40 em primeiro lugar.
  • Somente é possível cantar uma vez por vaza ganhada.
  • Você não pode fazer tute se cantar antes.

Modalidade 2 jogadores (Tute de Havana)

Quando jogam somente 2 pessoas, cada vez que uma vaza terminar, os jogadores devem comprar uma carta do maço. Enquanto há cartas no maço, diversas variações regem o jogo:

  1. O adversário pode jogar qualquer carta.

    Observação: Se a opção de mesa “Permitir arrastar quando houver maço” estiver ativa, o jogador deverá responder a um trunfo com qualquer outro trunfo se o tiver, embora não será obrigatório superá-lo.

  2. Quando o trunfo é um ás, um três, um rei, um cavalo ou uma sota, o jogador que tiver o 7 do mesmo naipe poderá trocá-lo. Esta operação também pode ser feita, da mesma maneira, para trocar o 7, 6, 5 ou 4 pelo 2 e não poderá ser feita até que se ganhe uma vaza.

Cantes na modalidade para 2 jogadores

Somente pode-se cantar enquanto houver monte e sempre que, nem o cavalo nem o rei, forem a última carta que você comprar.

Controles de jogo

As cartas aparecerão ordenadas por naipes. Para jogar uma carta, basta clicar nela.

Para cantar, clique no botão Cantes e escolha a opção desejada. Se você cantar corretamente, será indicado em uma mensagem.

Na modalidade de 2 jogadores, para intercambiar o 7 ou o 2 pela carta do trunfo, basta clicar sobre ele. Veja esta regra mais acima.

Por que há robôs jogando? Para que servem?

Robô

Em alguns jogos, quando um jogador perde a conexão durante a partida, um robô o substitui até que volte a entrar. O jogador tem uma margem de uns minutos para regressar à partida e continuar jogando.

Finalizar a partida de forma amistosa (anular partida)

Alguns jogos têm a opção de finalizar a partida de forma amistosa. Se isso ocorrer, a partida será anulada. Isto é, os jogadores não ganharão nem perderão pontos e essa partida não contará no ranking nem nas estatísticas. Além disso, as fichas apostadas são devolvidas a cada jogador (exceto se forem penalizados por abandono).

Para anular uma partida, um dos jogadores deve clicar no seguinte botão . Todos os jogadores devem estar de acordo em que a partida finalize, caso contrário a partida continuará.

O robô não é levado em conta nas votações para finalizar uma partida de forma amistosa.

Opções de mesa

As opções de mesa são escolhidas pelo chefe de mesa (o primeiro jogador que se senta na mesa e que tem uma estrela estrella junto ao seu avatar).

Para ver ou modificar as opções de mesa clique em opciones. As opções de mesa podem ser modificadas antes de começar a partida ou entre as partidas. Se o ícone ficar vermelho indica que o chefe da mesa está mudando alguma das opções.

Tempo de jogada
Indica o tempo que o jogador tem para jogar. Se o tempo se esgota, a jogada é feita pelo sistema. Veja também: Jogo em modo automático
Competir por pontos e fichas.
Permite jogar partidas competitivas. Desative esta opção para praticar (não ganhará nem perderá fichas, não obterá conquistas e não subirá de nível).
Aposta por partida:
Indica a quantidade de fichas de jogo que você apostará na partida. O ganhador da partida leva o pote. Veja também: O que são as fichas, como posso consegui-las?
Mesa privada.
Se esta opção estiver ativa, somente poderão sentar-se os jogadores convidados ou amigos. Veja também: Como convidar outros jogadores para jogar na sua mesa.
Permitir público.
Outras pessoas poderão entrar na mesa para ver a partida e bater papo. Veja também: Público durante as partidas
Permitir cantar tute
É permitido cantar tute se tiver os 4 reis e os 4 cavalos. Com esta jogada ganha-se o jogo diretamente.
Permitir comprar quando houver maço
Esta opção só afeta a modalidade de 2 jogadores (a única em que há monte) e obriga o jogador a responder com qualquer trunfo a outro trunfo jogado pelo adversário.
Rodadas por partida (1-5)
Determina o final da partida. O jogador que conseguir o total de rodadas, ganha a partida.

Ranking por pontos

Para participar do ranking deste jogo, é necessário estar cadastrado e ter fichas suficientes para cobrir as apostas.

Para ganhar pontos, as partidas devem ser competitivas (indicadas com uma luva de boxe ou umas espadas). Não se marca pontos se 2 jogadores da mesa compartilham o mesmo IP.

Se em uma mesa se apostam fichas de jogo, você deverá ter suficientes fichas para cobrir a aposta. O ganhador da partida ganha os pontos XP e as fichas apostadas (a banca recebe 25% do pote).

Os pontos de experiência (XP) ganhos dependem do número de jogadores e calcula-se 10×número de jogadores. Se o jogo é em dupla, os pontos são divididos entre a dupla ganhadora.

  • 2 jogadores: 20 pontos XP
  • 3 jogadores: 30 pontos XP
  • 4 jogadores: 40 pontos XP
  • Em duplas: 20 pontos para cada um

Os jogadores que perdem uma partida, somam 5 pontos.

Você ganhará 10 pontos XP adicionais para cada rodada extra indicada nas opções de mesa. Se o jogo for a 2 rodadas, ganhará 10 pontos extra; se jogar a 3 rodadas, ganhará 20 pontos extra, etc.

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